Crescimento

Pelotas e Rio Grande apontam aumento no fluxo de turistas

Pesquisa realizada em parceria entre Sebrae e Setur RS mostra que turismo regional predomina entre os visitantes

Foto: Carlos Queiroz - DP - No ano passado, Pelotas recebeu mais de um milhão de turistas

Numa comparação entre os anos 2019 e 2022, Pelotas teve um acréscimo de 80,31% no número de turistas e excursionistas únicos, ficando atrás apenas de São Francisco de Paula (80,67%). A cidade, assim como Rio Grande, também se destaca pelo percentual de município emissor de turistas, segundo estudo desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), que usou da tecnologia Big Data (monitoramento da navegação online dos aparelhos celulares dos usuários), para o cruzamento de dados. O resultado está na Pesquisa de Análise de Fluxo Turístico, divulgada esta semana. O objetivo é verificar o volume, o perfil e padrão de comportamento dos turistas, permitindo a identificação de tendências para a gestão e a tomada de decisão de gestores públicos e privados.

A outra boa notícia é que as duas principais cidades da Zona Sul foram selecionadas entre 15 regiões geradoras de fluxo turístico (de um total de 28), por causa da Costa Doce Gaúcha. Rio Grande, por exemplo, recebeu 1.576.115 turistas e excursionistas únicos, só no ano passado, ficando em terceiro lugar no Estado, perdendo apenas para Porto Alegre e Gramado. "Estamos trabalhando para tornar Rio Grande em um grande potencial turístico. Sabemos que a temporada de verão é importante, mas este ano, em pesquisa realizada com trade hoteleiro, a rede ficou 100% ocupada de dezembro a abril, estendendo um pouco mais. No restante do ano temos a média de 60% e agora vamos trabalhar no setor gastronômico, com a vocação do pescado, para atrair mais visitantes", anunciou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Rio Grande, Luciane Compiani.

Já Pelotas está em terceiro lugar como emissora de turistas, o que não deixa de ser algo positivo para o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella. "Isso ajuda na divulgação da nossa cultura", aponta. Na outra ponta, o secretário lembra que muitos clientes de um bistrô no Laranjal, são de Porto Alegre.

"Se não fosse a pandemia, Pelotas estaria em outro patamar e, com certeza, estará bem melhor colocada se fizerem novo estudo comparativo", garantiu. A cidade ainda tem quatro grandes eventos no ano o deve melhorar bastante os números do turismo. Sobre o resultado Bazanella coloca o trabalho realizado pela Sdeti, que é de divulgar a cidade em eventos e feiras do setor (principalmente São Paulo, Paraná e Gramado), agregado à duplicação da BR-116, que está quase pronta, o voo entre São Paulo e Pelotas, o desejo das pessoas em buscar alternativas de lazer, sem falar no Laranjal e no Festival Internacional Sesc de Música.

Diferentes públicos
A pesquisa mapeou ainda o comportamento e traçou um perfil de pouco mais de 81 mil turistas que circularam por 22 municípios gaúchos. São eles: Porto Alegre, Gramado, Rio Grande, Caxias do Sul, Santa Maria, São Francisco de Paula, Torres, Bento Gonçalves, Pelotas, Passo Fundo, Nova Petrópolis, Canela, Santa Cruz do Sul, Garibaldi, Uruguaiana, Santana do Livramento, Lajeado, Novo Hamburgo, Erechim, Santo Ângelo, Cambará do Sul e São Miguel das Missões. "Hoje não temos somente turistas da classe A e B, mas das classes C e D que movimentam o setor, principalmente com o turismo interno, que é uma atividade nova. Tem um outro detalhe importante é que setores como vitivinicultura e olivicultura têm atraído pessoas importantes para a região", observou.

Mais dados
De acordo com pesquisa desenvolvida pelo Observatório de Turismo do RS, pelos dados dos 22 municípios, estes representam 41% do Valor Adicionado Bruto do Estado (PIB - Impostos), mas totalizam quase dois terços (65%) do Valor Adicionado Bruto das atividades relacionadas ao Turismo do Estado. "Hoje em dia, toda e qualquer tomada de decisão que vai impactar positivamente os negócios pode e deve ser feita com base em informações de valor e atualizadas. No turismo, isso não é diferente. Esta é mais uma ferramenta que, a partir dos insights coletados, irá permitir que as empresas e instituições do setor sejam ainda mais assertivas e criem novas soluções", destaca a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim.


Turistas excursionistas únicos 2022

Total - 22.118.744
1º Porto Alegre - 3.362.867
2º Gramado - 2.294.267
3º Rio Grande - 1.576.115
4º Caxias do Sul - 1.441.552
5º Santa Maria - 1.288.345
6º São Francisco de Paula - 1.273.482
7º Torres - 1.212.040
8º Bento Gonçalves - 1.165.807
9º Pelotas - 1.138.440


DESTAQUES

- 77,63% dos turistas visitaram localidades em um raio de até 500 quilômetros a partir do seu ponto de origem;
- 40,5% visitaram uma cidade; 31,89% visitaram duas cidades; 28,05% visitaram três cidades;
- No RS, Caxias do Sul, Porto Alegre e Pelotas são as cidades mais emissoras de turistas;
- Fora do RS, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades mais emissoras de turistas;
- 82,45% dos turistas são oriundos dos três estados da Região Sul; 9,4% são oriundos da Região Sudeste, e 4,88% são oriundos da Região Cento-Oeste;
- 62,79% dos turistas são oriundos do RS e 13,48% são oriundos de Santa Catarina;
- 36% turistas vêm de dez cidades do RS;
- 28% dos turistas de outros estados visitam mais de três cidades dia;
- 76% permanecem de um a três dias.
- 56% dos turistas são homens e 43,63% são mulheres

Metodologia
- Os registros são captados pelas antenas conforme a utilização dos celulares (ligações, SMS, acesso a dados);
- São analisados os registros e fornecidos o volume e perfil do público na região solicitada;
- Não há nenhuma informação pessoal; os dados são anônimos, agregados e extrapolados e o estudo tem como base o Censo divulgado pelo IBGE.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cesar Victora recebe Medalha do Mérito Científico Anterior

Cesar Victora recebe Medalha do Mérito Científico

Candidatos ao Conselho Tutelar contestam lisura de processo seletivo Próximo

Candidatos ao Conselho Tutelar contestam lisura de processo seletivo

Deixe seu comentário